Kate Rubins e Soichi Noguchi começaram a instalar kits de modificação dos painéis da estação, que serão substituídos por novos equipamentos até o fim do ano

 

A quarta caminhada no espaço de 2021 é também a quarta caminhada no espaço das carreiras de dois astronautas que se aventuram fora da Estação Espacial Internacional nesta sexta-feira (5).

Kate Rubins, uma astronauta da Nasa, e Soichi Noguchi, um astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, começaram a missão no espaço às 8h37 (horário de Brasília).

A duração prevista da caminhada é de seis horas e meia e é possível assistir ao vivo no canal da Nasa no YouTube. O objetivo dessa caminhada no espaço é continuar com as atualizações do laboratório orbital.

Rubins realizou uma caminhada no espaço ao lado do astronauta da Nasa Victor Glover Jr. no domingo (28). Antes disso, suas duas caminhadas espaciais anteriores ocorreram durante sua primeira rotação na estação espacial, em 2016.

Noguchi teve que esperar um pouco mais para adicionar uma quarta caminhada no espaço à sua carreira. Anteriormente, ele conduziu três caminhadas espaciais durante o voo do ônibus espacial em 2005 para ajudar nos reparos na estação espacial.

A nova câmera de capacete de alta definição no traje de Rubins oferece uma visão cristalina da perspectiva do astronauta enquanto ele trabalha fora da estação espacial.

Rubins e Glover começaram a preparação para as próximas atualizações de painéis solares montando e instalando kits de modificação no domingo. Embora os atuais painéis solares da estação ainda funcionem bem, eles estão se degradando, o que é esperado porque eles têm duração estimada de 15 anos, mas estão em uso desde dezembro de 2000.

Novos painéis solares serão colocados na frente de seis dos painéis atualmente na estação no final deste ano, aumentando a potência da estação de 160 quilowatts para 215 quilowatts, de acordo com a Nasa. Os painéis solares começarão a ser levados à estação espacial em um veículo SpaceX em junho.

Rubins e Noguchi terminarão de instalar kits de modificação de painéis solares nesta sexta-feira antes de passar para outras tarefas, incluindo a liberação de amônia usada no sistema de controle térmico da estação espacial para minimizar o risco de liberação na atmosfera da ISS.

Esta é a 236ª caminhada no espaço na história da estação. (CNN)