Dino e outros governadores tentam comprar vacinas

 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou neste sábado (27)  que ele e outros governadores já entraram em contato com laboratórios internacionais para tentar comprar doses de vacinas contra a Covid-19.

 

“Estamos lutando para encontrar quem venda e entregue em um prazo razoável”, afirmou, em mensagem por WhatsApp, segundo a CNN Brasil.

De acordo com ele, até agora há apenas “muitas conversas e promessas”. “Mas creio que vai andar”, escreveu.

De acordo com Dino, cada governador tem tentado fazer a compra “do seu jeito e com seus contatos”. Ele disse que começou a busca “oficialmente” há duas semanas.

Dino ressaltou que a tendência entre os governadores é de que seja adotada uma política de distribuição proporcional de doses entre os estados, uma lógica que  classificou de “três mosqueteiros”, numa referência ao lema (“Um por todos, todos por um”) dos protagonistas do romance de Alexandre Dumas: “Se alguém conseguir, divide os custos e as vacinas com os demais que quiserem”, afirmou.

Já o governador do Rio, Cláudio Castro (PSC), classificou de “incipiente” a busca por vacinas por parte dos estados. Ele, porém, confirmou a tendência de distribuição proporcional das doses que, segundo ele, seriam encaminhadas ao Ministério da Saúde, que faria os repasses.(Tudook)