Manifestações culturais no Dia da Consciência Negra

0
597

 

 

O Dia da Consciência Negra é celebrado neste sábado (20) e a programação do fim de semana no Distrito Federal conta com eventos gratuitos que buscam exaltar a riqueza e a pluralidade da cultura negra

No próprio sábado, desfiles de moda do Black Fashion Day, no Conic, prometem apresentar novos rostos e tendências do mercado para as passarelas.

No mesmo dia, o Espaço Cultural Renato Russo recebe o grupo Azulim, que apresenta o multiartístico espetáculo “Tributo aos Heróis Negros“.

nasceu do desejo do modelo Adriano Lugoli de empoderar a população negra por meio da moda, da beleza e da cultura.

A proposta do evento, que acontece neste sábado (20), na Praça Central do Conic, é, além de apresentar novos rostos para as passarelas, mostrar e valorizar a produção de empreendedores locais, assim como estimular a entrada de mais negros e negras no circuito de consumo do Distrito Federal.

“Ainda temos menos modelos negros do que brancos em desfiles e comerciais, quando a maior parte da nossa população é formada de pretos e pardos. Precisamos de referenciais para que meninas e meninos negros possam crescer com a certeza de que são lindos, de que sua imagem representa novos padrões para este mercado”, diz Adriano.

Espetáculo ‘Tributo aos Heróis Negros’

Artistas, professores e alunos do projeto Azulim Para Todos apresentam o ‘Tributo aos Heróis Negros’, no Espaço Cultural Renato Russo. Misturando hip-hop, funk, breakdance, grafite e outras linguagens, o espetáculo, gratuito, homenageia grandes personalidades negras, como Carolina Maria de JesusZumbi dos Palmares e Nelson Mandela.

“O hip hop é um dos poucos movimentos culturais que traz, em sua essência, a atuação social. Isso traz uma validação muito grande dessa cultura [negra], sobretudo nas camadas sociais menos favorecidas”, diz Iranildo Moreira, presidente do grupo.

Entre os artistas que sobem ao palco, Lio MC e Iran (Liberdade Condicional RAP), Cléo Street, Lapixa, Mestre Minhoca e Paulinho Branco. O evento acontece a partir das 18h30 deste sábado (20), com capacidade limitada. (g1)

 

ABR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui