Bolsonaro vai a Dubai nesta sexta (12)

 

 

O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta sexta-feira (12)  para o Oriente Médio. Ele partirá às 10h para Lisboa, em Portugal de onde seguirá para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde acontece a Expo Dubai 2020. Presidente quer fechar acordos com países do Golfo Pérsico, como Emirados Árabes, Bahrein e Qatar

Em 15 de novembro, será comemorado o Brazilian Day no pavilhão do Brasil na feira. O vice-presidente Hamilton Mourão e ministros de Bolsonaro já estiveram na feira para a abertura, em setembro.

No dia 13, Bolsonaro a programação de Bolsonaro inclui reunião seguida de almoço com o príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Mohammed Bin Zayed Al Nahyan e sessão de assinatura de atos internacionais ainda em negociação.

O presidente participará da Expo Dubai e deve se encontrar com o sheik Al Maktoum, de Dubai, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Na segunda-feira (15), Bolsonaro vai abrir o seminário da APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e na terça-feira (16) viaja para a capital do Bahrein, Manara. De lá, o presidente viaja para o Catar na quarta-feira (17).

Além disso, a participação brasileira nos dois eventos é vista por integrantes do Palácio do Planalto como uma forma de atrair investimentos e conseguir recursos para a retomada econômica depois da reabertura e na recuperação no pós-pandemia.

Em 2019, Bolsonaro esteve nos Emirados Árabes onde firmou dezenas de acordos comerciais. Os países do Golfo Pérsico são mercados importantes para o Brasil. A expectativa agora é conseguir fechar acordos que gerem para o mercado brasileiro pelo menos US$ 10 bilhões (cerca de R$ 54 bilhões) em investimentos.

O presidente não vai ao Iraque durante a passagem pelo Oriente Médio, como estava previsto anteriormente. De acordo com o Itamaraty, a decisão de não ir ao país se deu por questões de segurança. Entre os motivos apontados está uma tentativa de atentado contra o primeiro-ministro do país, Mustafa Al-Kadhimi.

Bolsonaro ficará nos Emirados Árabes Unidos até 3ª feira (16.nov). A comitiva cumprirá agenda ainda em Bahrein e no Qatar.