
Durante a 5ª edição do Coffee Brasília 2026, o Senac-DF apresentou oficinas sobre café e coquetelaria, além de divulgar mais de 5 mil vagas em cursos profissionalizantes e 4 mil bolsas de estudo gratuitas
O Senac-DF marcou presença na 5ª edição do Coffee Brasília 2026 levando ao público oficinas, demonstrações práticas e pílulas de conhecimento sobre o universo do café, reforçando o compromisso da instituição com a qualificação profissional e a formação de novos talentos para o mercado.
Durante o evento, o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, destacou que a participação da instituição vai além das experiências apresentadas ao público, servindo também como uma vitrine para o amplo portfólio de cursos oferecidos pela entidade.
“Nossa participação no Coffee Brasília acontece por meio de oficinas e pílulas de conhecimento, ensinando desde a preparação de drinks com café até técnicas para extrair o melhor da bebida e melhorar o café consumido no dia a dia. Mas por trás disso existe um grande portfólio de cursos. Temos formação para barista, bartender, que trabalha com drinks alcoólicos e não alcoólicos, além de cursos ligados ao universo do chá, da cachaça e da cerveja”, afirmou.
Vitor Corrêa ressaltou ainda as oportunidades de capacitação disponíveis para a população do Distrito Federal.
“O Senac está com mais de 5 mil vagas abertas para cursos com início a partir de julho e oferece cerca de 4 mil bolsas de estudo 100% gratuitas. São oportunidades para quem deseja migrar de carreira, iniciar uma nova profissão ou se especializar em áreas que estão em crescimento, como o mercado do café”, destacou.
Entre os destaques da programação do Senac-DF no Coffee Brasília esteve a oficina ministrada pela especialista Joyce Brun, que apresentou diferentes possibilidades de utilização do café na coquetelaria, mostrando como a bebida pode ser protagonista tanto em drinks alcoólicos quanto em versões sem álcool.
“Hoje vamos falar um pouco sobre métodos de preparo e sobre como podemos aplicar o café na coquetelaria, tanto em drinks alcoólicos quanto não alcoólicos. Todo mundo gosta de fazer um drink em casa, e quem não ama café? Então unimos essas duas paixões para apresentar nas oficinas. Vamos preparar um Orange Coffee, que é uma bebida não alcoólica, e também uma releitura da tradicional caipirinha com café”, explicou Joyce.
Durante a atividade, a instrutora também destacou as oportunidades de qualificação oferecidas pelo Senac-DF para quem deseja transformar a paixão pelo café em uma profissão.
“Quem quiser se tornar profissional encontra portas abertas no Senac. Temos cursos de barista e bartender, além de formações em sommelier de vinhos, cervejas, cachaças e chás. São cursos que atendem tanto quem busca uma nova profissão quanto quem deseja ampliar seus conhecimentos para uso pessoal”, afirmou.
Segundo Joyce, a instituição oferece cursos de curta, média e longa duração, permitindo que cada aluno escolha a formação mais adequada aos seus objetivos.
“Se a pessoa quer apenas aprender por hobby e preparar um café de forma correta em casa, temos cursos voltados para isso. Mas também há formações completas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e atuar profissionalmente”, destacou.








