
Unidade oferece oficinas de esportes e artes em tempo integral
A Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia, inicia o ano letivo de 2026 com oportunidades para estudantes que buscam ampliar a formação por meio da arte, do esporte e da tecnologia. Na próxima semana, entre 2 e 4 de fevereiro, a unidade escolar estará com o período de matrículas aberto para o primeiro semestre deste ano. O atendimento será prestado por ordem de chegada, das 8h às 16h, de forma ininterrupta.
A escola é voltada a estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal, do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A unidade não atende estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas militares ou da rede privada.
A Escola Parque de Ceilândia oferece um amplo catálogo de atividades, com vagas para turmas que funcionam às segundas e quartas, terças e quintas ou apenas às sextas-feiras. As aulas de segunda e quarta-feira também são destinadas aos estudantes das escolas de educação em tempo integral da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia.
O vice-diretor da Escola Parque Anísio Teixeira, Gilson Cézar Pereira, aponta a diversidade de modalidades como o pilar central da unidade. “O nosso propósito aqui na Escola Parque é oferecer um ambiente onde o estudante se sinta desafiado a descobrir novos talentos”, afirma. “A gente acredita que a educação integral acontece quando a gente une o esporte, a arte e a tecnologia para formar um cidadão mais crítico e consciente do seu papel na sociedade”.
O modelo
O modelo das escolas parque no Distrito Federal é mais do que uma oferta de oficinas: é a materialização da visão do educador Anísio Teixeira para uma educação verdadeiramente integral. Inspirado pelo filósofo John Dewey, o conceito visa à formação completa do aluno, integrando o ensino acadêmico das escolas classe com atividades artísticas, físicas e culturais no contraturno.
Reconhecido como patrimônio cultural do DF, esse sistema pedagógico promove o desenvolvimento amplo do estudante e fortalece o sentimento de pertencimento à cidade. Unidades como a da 308 Sul e a de Ceilândia funcionam como polos de cultura e esporte, transformando a rotina escolar em uma experiência enriquecedora que vai muito além da sala de aula tradicional.
A iniciativa reforça o compromisso da SEEDF com a universalização de oportunidades, garantindo que o jovem da rede pública tenha acesso a ferramentas que estimulem sua criatividade, saúde e protagonismo social.
Veja abaixo as oficinas disponíveis.
Artes e cultura
→ Artes visuais, balé, canto, dança, teatro, violão, violino, teclado e guitarra
Esportes
→ Basquete, futsal, vôlei, tênis de quadra, tênis de mesa, natação, esportes na areia e xadrez
Artes marciais e fitness
→ Jiu-jítsu, muay thai, ginástica rítmica e fitness
Tecnologia
→ Cultura digital.
Para a matrícula, são necessários os seguintes documentos:
→ Declaração escolar atualizada (referente ao mês de janeiro);
→ Cópia do RG e CPF do responsável;
→ Cópia do RG e CPF do estudante (em caso de ausência do RG, levar cópia da Certidão de Nascimento);
→ Duas fotos 3×4 recentes do estudante.
* Com informações da Secretaria de Educação









