Lula anuncia viagem a Washington para encontro bilateral com Donald Trump

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Presidente brasileiro confirma ida aos Estados Unidos em março e destaca importância de diálogo direto entre as maiores democracias do Ocidente


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (27) que viajará aos Estados Unidos no início de março para um encontro bilateral com o presidente Donald Trump na Casa Branca, em Washington. A confirmação foi feita ao chegar ao Panamá, onde Lula participa como convidado especial do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, evento que acontece nesta quarta-feira (28).

Na chegada ao hotel na Cidade do Panamá, o presidente disse que considera fundamental que líderes brasileiros e norte-americanos conversem “olhando um no olho do outro”, ressaltando o papel do Brasil e dos EUA como as duas principais democracias do Ocidente. Segundo Lula, além de fortalecer as relações bilaterais, o encontro será uma oportunidade para discutir temas de interesse mútuo e fomentar o multilateralismo e o crescimento econômico global.

Lula e Trump já conversaram por telefone na segunda-feira, tratando de diversos temas, incluindo a situação na Venezuela, o plano de paz para a Faixa de Gaza e o combate ao crime organizado, segundo nota oficial do Palácio do Planalto.

Durante sua estada no Panamá, o presidente também foi questionado sobre a crise na Venezuela e a presença militar norte-americana no Caribe. Lula afirmou que manteve duas conversas anteriores com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e que pretende ligar novamente para ela em breve. O chefe do Executivo enfatizou a importância de respeitar a soberania venezuelana e de permitir que o próprio povo venezuelano busque soluções para sua situação política.

No contexto internacional, Lula afirmou que segue dialogando com diferentes líderes em defesa do multilateralismo, mencionando conversas recentes com o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente do Chile, Gabriel Boric, e com Trump.