
Filme de Kleber Mendonça Filho conquista prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e consagra ator brasileiro em noite marcada pela celebração da cultura nacional
O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo durante a cerimônia do Globo de Ouro, realizada no The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu duas das principais categorias da premiação: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
Apesar do desempenho expressivo, o longa não levou o prêmio máximo da noite, o de Melhor Filme de Drama, que ficou com Hamnet. Ainda assim, a chamada “noite do Brasil” consolidou a presença do país entre os grandes destaques da cerimônia, com forte repercussão internacional.
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, Driver fez questão de cumprimentar o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português. Na disputa, O Agente Secreto superou produções da Noruega (Valor Sentimental), Espanha (Sirât), Coreia do Sul (A Única Saída), Tunísia (A Voz de Hind Rajab) e França (Foi Apenas um Acidente).
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso com uma saudação ao país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, afirmou. O diretor agradeceu à distribuidora Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, além da equipe e do elenco. Emocionado, destacou a parceria com o protagonista. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, disse.
A vitória no Globo de Ouro coroa uma trajetória internacional iniciada no Festival de Cannes, onde o filme estreou na competição pela Palma de Ouro. Na ocasião, uma apresentação de frevo tomou a Avenida Croisette e se transformou em um dos momentos mais comentados do festival.
Melhor ator
Wagner Moura também entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, o ator falou em português e celebrou a cultura nacional. “Viva a cultura brasileira”, declarou, ao elogiar Kleber Mendonça Filho, a quem chamou de “um gênio”, e destacar a amizade construída durante o projeto.
Na categoria, Moura superou Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
A conquista retoma uma tradição brasileira no Globo de Ouro. Em 1999, Central do Brasil venceu como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, e, no ano passado, Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz em Filme de Drama.
Entre os demais vencedores da noite, Paul Thomas Anderson levou o prêmio de Melhor Direção por Uma Batalha Após a Outra. Já o troféu de Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia ficou com Timothée Chalamet, por Marty Supreme. Na televisão, a série Adolescência conquistou dois prêmios de atuação: Owen Cooper venceu como Melhor Ator Coadjuvante em Série, enquanto Stephen Graham foi premiado como Melhor Ator Protagonista e também reconhecido pela direção da produção.
Com duas estatuetas e ampla repercussão internacional, O Agente Secreto consolida o Brasil como um dos grandes protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial.









