Termina nesta segunda-feira prazo para recursos da avaliação de títulos do CNU 2025

© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Candidatos devem acessar o gov.br para contestar resultado provisório; próximas etapas incluem análise de cotas e divulgação da prova discursiva

Encerra-se nesta segunda-feira (12) o prazo para que candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) apresentem recurso contra o resultado provisório da avaliação de títulos. A etapa, que analisa a formação acadêmica dos participantes, teve seu resultado divulgado na noite da última quinta-feira (8) e pode ser consultada na área do candidato.

Para interpor recurso, é necessário acessar o portal único de serviços digitais do governo federal, o gov.br, utilizando CPF e senha. Após o login, o candidato deve entrar no menu “interposição de recursos” e seguir as orientações disponíveis na plataforma.

Também termina nesta segunda-feira a reaplicação do procedimento de caracterização de deficiência para candidatos que concorrem às vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD). Essa reaplicação é destinada exclusivamente aos participantes que foram prejudicados por falhas na plataforma de teleatendimento nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025 e que foram previamente convocados por edital.

Próximas etapas do concurso

De acordo com o cronograma oficial, no dia 15 de janeiro serão divulgados os resultados preliminares da caracterização da deficiência e da avaliação das autodeclarações dos candidatos às vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e quilombolas. O prazo para apresentação de recursos dessa fase vai de 16 a 19 de janeiro.

Já a nota preliminar da prova discursiva, acompanhada do espelho de correção, está prevista para o dia 23 de janeiro. Os candidatos poderão apresentar recurso entre os dias 26 e 27 do mesmo mês. A classificação final do concurso está programada para ser divulgada em 20 de fevereiro.

Nesta edição, o CNU 2025 busca preencher 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal, sendo 3.144 destinadas a cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela coordenação do processo seletivo, 2.480 candidatos serão convocados para ocupar as vagas imediatamente após a homologação do resultado final, enquanto outras 1.172 vagas deverão ser preenchidas em curto prazo.