Ventania deixa mais de 30 mil clientes da Enel sem energia em São Paulo

© Paulo Pinto/Agência Brasil

Mesmo após decisão judicial, milhares de consumidores ainda enfrentam interrupção no fornecimento elétrico na capital e região metropolitana

Na manhã desta segunda-feira (15), 30.028 clientes da Enel permaneciam sem energia elétrica em São Paulo e na região metropolitana, em decorrência da forte ventania registrada na última quarta-feira (10). O número representa 0,35% do total de consumidores atendidos pela concessionária, com maior impacto na capital paulista, onde 20.305 clientes ainda estavam sem fornecimento.

No sábado (13), a Justiça determinou que a Enel restabelecesse o serviço em até 12 horas, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora de descumprimento. No mesmo dia, a empresa informou que solucionaria o problema até o domingo, o que não ocorreu integralmente.

A ventania da quarta-feira foi considerada uma das mais intensas do ano, com rajadas que chegaram a 98 quilômetros por hora em algumas regiões da cidade. No auge do temporal, cerca de 2,2 milhões de consumidores ficaram sem energia. Mais de 330 árvores caíram, muitas delas sobre a rede elétrica, provocando a destruição de cabos e postes.

Os transtornos se estenderam por toda a região metropolitana. Em Embu-Guaçu, município vizinho à capital, 98% dos clientes da Enel chegaram a ficar sem energia elétrica.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Enel afirmou que sua operação “voltou ao padrão de normalidade com o restabelecimento do serviço para clientes afetados pelo ciclone extratropical nos dias 10 e 11 de dezembro”. A concessionária informou ainda que equipes técnicas seguem mobilizadas para atender os consumidores que continuam sem energia.