
Operação envolve diversas secretarias e oferecerá acolhimento, assistência social, serviços de saúde e auxílio financeiro de R$ 600 aos beneficiados
O Governo do Distrito Federal (GDF) inicia, às 9h desta quarta-feira (15), uma ampla ação de acolhimento e assistência social voltada a pessoas em situação de rua que estão instaladas em oito pontos de Ceilândia. A iniciativa é coordenada pela Casa Civil e conta com a participação de vários órgãos do governo, incluindo as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus), além de autarquias e forças de segurança.
Durante a operação, serão oferecidos atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e informações sobre benefícios sociais. As pessoas atendidas também poderão solicitar auxílio financeiro excepcional de R$ 600, destinado àquelas sem condições de arcar com o aluguel.
A ação prevê ainda a oferta de vagas em abrigos, inscrições em programas de qualificação profissional — como o RenovaDF — e cadastro para acesso a unidades habitacionais. Após os atendimentos, a DF Legal realizará o desmonte das estruturas utilizadas pelos ocupantes e o transporte dos pertences para locais regulares indicados por eles. Caso o beneficiário não tenha um destino definido, os bens serão encaminhados ao depósito da pasta, no SIA, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo.
Antes do início da operação, equipes das secretarias já realizaram abordagens sociais e levantamentos prévios para mapear o público que será atendido e suas principais demandas.
Os pontos de atuação desta quarta-feira (15) incluem: Extensão da QNN 11; EQNN 1/3 (em frente ao Bloco D); EQNN 03, Conjunto MNOP 51; QNN 3/5 (Bloco C e região norte); QNN 13; CNM 1 (fundos do Restaurante Comunitário); e a Avenida Hélio Prates, no canteiro central em frente ao Corpo de Bombeiros.