Hemocentro de Goiás realiza transfusão inédita de sangue raríssimo

Fotos: SES-GO

 

Procedimento com hemácias anti-U beneficiou paciente com anemia falciforme; apenas 16 pessoas no Brasil possuem esse tipo sanguíneo

O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, da Rede Hemo, realizou, nesta terça-feira (16/09), a primeira transfusão de sangue de um tipo raríssimo no estado. O concentrado de hemácias anti-U foi utilizado no tratamento de um homem de 45 anos com anemia falciforme.

A transfusão só foi possível após mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde, por meio do Cadastro Nacional de Sangue Raro (CNSR). Um doador compatível foi localizado em São Paulo, onde realizou a doação no último dia 11/09. As bolsas foram encaminhadas para Goiânia em operação logística especial.

De acordo com o CNSR, apenas 16 pessoas no país possuem esse fenótipo sanguíneo. O antígeno U está presente em quase toda a população, e sua ausência exige compatibilidade total entre doador e receptor, já que uma transfusão incorreta pode causar reação hemolítica grave.

O Hemocentro de Goiás mantém um programa de fenotipagem que identifica doadores com características sanguíneas raras, permitindo ampliar a rede de segurança transfusional no Brasil. Atualmente, a unidade já possui cinco doadores cadastrados com outros fenótipos raros.