Pesquisa revela que programa Vai de Graça aumentou o movimento no comércio do DF

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Estudo inédito do Instituto Fecomércio-DF aponta que o projeto Vai de Graça, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) que instituiu gratuidade no transporte público aos domingos e feriados, teve efeito positivo sobre o comércio e movimento local, estimulando aumento das saídas para lazer e consumo. Segundo a pesquisa, 96% dos lojistas perceberam crescimento no fluxo de clientes nos dias em que vigora a gratuidade. Entre os empresários dos segmentos pesquisados que declararam aumento nas vendas, 51,2% relataram variação de 10% até 27,2%.

Antes da medida, a maioria dos transeuntes (56%) saía apenas um domingo ou feriado por mês. Após a implantação do benefício, 45,7% passaram a sair dois domingos por mês, 20,5% saem três domingos ao mês, 18,2% saem pelo menos um domingo por mês, 15,1% afirmaram sair todo domingo ou feriado e apenas 0,5% não saem nesses dias, confirmando a alta adesão ao projeto.

Quanto à finalidade das saídas, 60,6% dos entrevistados declararam pretender utilizar a gratuidade para passear, 29% para passear e realizar compras e 9,4% apenas para fazer compras. Em relação aos recursos economizados com as passagens, os transeuntes informaram que os destinariam majoritariamente à alimentação (54,4%), à reserva financeira (27,2%), à aquisição de bens materiais (9,6%) ou a experiências (8,8%).

O perfil dos passageiros concentrou-se nas faixas etárias de 18 a 29 anos e de 30 a 44 anos. Em termos de meios de transporte, o ônibus foi indicado como o mais utilizado, escolha de 50%. Outros 27% apontaram a integração ônibus-metrô e 23% utilizam o metrô. As regiões administrativas mais citadas como local de residência pelos entrevistados foram Samambaia, Taguatinga, Águas Claras, Ceilândia e Guará.

Metodologia

A sondagem foi aplicada presencialmente a transeuntes e lojistas, em etapas realizadas em momentos distintos. A primeira coleta ocorreu entre 1º e 4 de maio, período que abrangeu o feriado do Dia do Trabalho. A segunda, voltada para consolidação do estudo, foi feita entre 27 de julho e 10 de agosto de 2025, no final de semana de celebração do Dia dos Pais. A amostra total foi composta de 387 transeuntes e 221 estabelecimentos de segmentos potencialmente impactados.

Impacto na vida da população

Governador Ibaneis Rocha e o presidente Fecomércio-DF José Aparecido

 

Os números são comemorados pelo governador Ibaneis Rocha. “O Vai de Graça tem sido um sucesso por proporcionar momentos de lazer e de fé para as famílias e fortalecer a nossa economia. É um programa de oportunidades para que as pessoas possam aproveitar as cidades aos domingos e feriados. Essa pesquisa da Fecomércio comprova isso, e seguiremos apostando nessa política pública, que une inclusão social, melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento econômico, mostrando que, quando o cidadão tem mais acesso, toda a cidade ganha”, disse o chefe do Executivo.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a pesquisa do Instituto Fecomércio-DF mostra que o programa Vai de Graça tem gerado impacto direto não apenas no comércio, mas também na vida dos brasilienses e até dos turistas. Desde o Carnaval, quando foi implementado, passando pelo aniversário de Brasília e pelas datas comemorativas, a gratuidade no transporte público vem trazendo benefícios consistentes para a capital, com aumento da circulação de pessoas, afirma. “A medida estimula o turismo interno, amplia a circulação de pessoas em áreas de comércio, cultura e lazer e contribui para uma melhor qualidade de vida da população”, analisa o presidente.

Aumento na emissão de notas fiscais
Levantamento da Secretaria de Economia, com base nas notas fiscais eletrônicas ao consumidor (NFC-e) entre março e julho de 2024 e 2025, confirma o impacto positivo. Os dados mostram que, após a criação do programa, houve aumento de 5,4% na média de notas emitidas por empresa. No mesmo período, o valor médio dos documentos cresceu 8,6%, e a arrecadação do ICMS varejista avançou 5,8%. Segundo o GDF, esses números demonstram que a gratuidade no transporte público não apenas amplia o acesso a lazer e cultura, como também impulsiona a atividade econômica e a receita do DF.

“Os números comprovam que o Vai de Graça significa muito mais que o benefício no transporte público. Ajuda na mobilidade das pessoas e também estimula o consumo, fortalece o comércio e aumenta a arrecadação do DF. É uma política pública que une inclusão social, cidadania e desenvolvimento econômico”, avalia o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho.

Queda no IPCA
Em maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,26% em Brasília. Embora sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tenham registrado alta, alguns itens exerceram pressão contrária e ajudaram a conter o índice. O destaque foi o grupo transportes, que apresentou variação negativa de 0,52% no mês. Dentro dele, a maior contribuição veio da forte queda de 17,20% nas passagens de ônibus urbano.

Em abril, o cenário já havia sido semelhante. Apesar da elevação de diversos itens, os gastos com transporte público exerceram movimento de baixa, com recuo de 3,36% no índice de ônibus urbano. De acordo com o presidente Aparecido, a redução tem relação com a política de gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados.

Comércio confirma aumento

 

A superintendente do shopping Conjunto Nacional, Renata Salino, confirma aumento no fluxo de clientes aos domingos e feriados. “Aos domingos, principalmente, a presença de famílias e grupos de amigos no shopping ficou muito mais forte desde que o programa começou, e a melhoria na segurança nos entornos, com apoio da concessão da Rodoviária, também contribuiu para que as pessoas se sentissem mais à vontade para visitar o shopping”, explica.

Segundo Salino, o aumento no fluxo refletiu-se diretamente nas vendas. Lojas e restaurantes relatam um desempenho melhor nesses dias. Ela detalha que no início o crescimento foi mais discreto, mas cresceu com o passar do tempo. “O impacto começou mais forte na alimentação e no lazer, porque muitas pessoas aproveitam para passear, almoçar e se divertir. Mas também notamos reflexos positivos em lojas de moda, eletrônicos e até em produtos de maior valor agregado. Isso mostra que, além do passeio, o consumidor também está aproveitando para comprar”, complementa.

Democratizando o acesso
A estudante Nicole Cauane (foto em destaque), de 22 anos, moradora de Taguatinga Norte, conta que já utilizou o transporte tanto para lazer quanto para trabalho. “No feriado é mais para lazer mesmo. Costumo usar para ir ao Parque da Cidade. Mas já usei também para ir ao Plano Piloto em compromissos de trabalho. É uma opção prática e que realmente ajuda”, destaca.

Cauane complementa dizendo que o Vai de Graça vale muito a pena. “Dá mais mobilidade para as pessoas e facilita o acesso. A rota é tranquila, mas poderia aumentar em alguns lugares. Na minha região, por exemplo, o ônibus passa de hora em hora aos domingos e feriados, enquanto nos dias de semana é de 30 em 30 minutos. Mesmo assim, considero tranquilo para esses dias.”

Segundo ela, o programa ajuda a democratizar o acesso. “Nem todo mundo tem carro ou condições de gastar com transporte nos finais de semana. Com o Vai de Graça, a gente tem liberdade de escolha e pode aproveitar mais a cidade sem peso no bolso.

Balanço do Vai de Graça
Dados da Secretaria de Transporte mostram que, desde o início do programa Vai de Graça, o transporte público do DF registrou um salto expressivo na movimentação de passageiros aos domingos e feriados. Antes da medida, a média era de 270 mil acessos, número que passou para 460 mil, representando um crescimento de 70%.

Até o feriado de 7 de setembro, contabilizaram-se 20,4 milhões de viagens gratuitas, incluindo datas em que o benefício foi ampliado por decreto do GDF. Março, o primeiro mês da iniciativa, teve nove dias de gratuidade por conta do Carnaval e concentrou o maior volume registrado: quase 5 milhões de acessos. Abril, marcado pela Semana Santa, também superou a média, com 4,8 milhões de viagens. Desde então, a demanda se estabilizou em torno de 2 milhões de acessos mensais, com exceção de agosto, quando um evento religioso levou a mais de 3 milhões de deslocamentos sem cobrança de tarifa.

As datas comemorativas e eventos de grande porte têm sido determinantes para o impacto do programa. O pico de movimentação ocorreu na quinta-feira da Semana Santa (17/4), com 1,25 milhão de acessos em um único dia. Já a segunda-feira de carnaval (3/3) registrou 770 mil viagens, enquanto no dia 30 de agosto, data de um evento religioso, houve 757 mil acessos.

Na véspera da Independência, 6 de setembro, o sistema contabilizou 748 mil deslocamentos gratuitos. Segundo a Secretaria de Transporte, embora não haja dados específicos por linha, em geral as mais movimentadas são aquelas que partem ou chegam à Rodoviária do Plano Piloto, refletindo o papel central da região no fluxo de passageiros.

Por Sinval Neto, Manu Ferraz e Bárbara Xavier