Fim de semana de saúde no DF tem mais de mil doses aplicadas em ações itinerantes

Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde

 

Vacinação, práticas integrativas e testagens rápidas mobilizaram população na Feira dos Importados e no Parque da Cidade

 

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reforçou a vacinação e levou serviços de prevenção à população neste fim de semana. Somente na Feira dos Importados, no sábado (13), foram aplicadas mais de 900 doses de imunizantes em feirantes e visitantes. Entre as vacinas mais procuradas estiveram a dT (dupla adulto), com 250 doses, Influenza (180), tríplice viral (178) e hepatite B (165). Também foram registradas aplicações de febre amarela (84), HPV (7), Covid-19 (38), DTPa (1) e meningocócica (3).

A iniciativa contou com boa receptividade do público. “Eu estava aqui a passeio e quando vi o ponto de vacinação, pensei: ‘Opa, vamos ver o que está faltando e já atualizar logo’”, contou a moradora Francileide Moura, 38 anos. Para a enfermeira Emilene Benatti, a ação reforça a importância de manter o calendário vacinal atualizado: “Assim prevenimos que doenças já controladas voltem a circular”, destacou.

No domingo (14), a SES-DF também esteve presente no Parque da Cidade, durante mais uma edição do Cuide-se+, projeto do Governo do Distrito Federal voltado à promoção da saúde. No local, além da vacinação, foram oferecidas testagens rápidas para hepatites B e C, sífilis e HIV, além de atividades de bem-estar, como tai chi chuan, yoga, reiki e auriculoterapia. Mais de 120 doses de vacinas foram aplicadas.

Os serviços chamaram a atenção de visitantes. A brasiliense Manuele Lima, 46 anos, experimentou a auriculoterapia: “Foi ótima e adorei o atendimento”, afirmou. Já a angolana Elizabeth Sapalalo, 47 anos, também aprovou a experiência: “Estou com bastante expectativa sobre os efeitos da terapia, fui muito bem atendida”, relatou.

Com ações itinerantes e pontos móveis, a SES-DF busca ampliar a cobertura vacinal, especialmente contra o sarampo, e fortalecer políticas de prevenção em saúde na capital federal.