Defesa Civil emite alerta emergencial para risco de queimadas no interior do estado

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Baixa umidade e clima seco elevam risco até quinta-feira; Goiás, Mato Grosso, Minas, Tocantins e Bahia também enfrentam condições críticas

A permanência de massas de ar seco no interior do Brasil e a fraca influência da massa polar que atingiu o Sul e o Sudeste mantêm as condições de clima seco em grande parte do país. Neste domingo (7), a Defesa Civil do Estado de São Paulo atualizou os alertas para queimadas, destacando risco emergencial em todo o interior paulista até quinta-feira (11).

De acordo com o órgão, as áreas mais críticas estão no norte, nordeste, noroeste e oeste de São Paulo. A partir do dia 12, as condições devem começar a melhorar, com redução para o patamar de alerta, e, na região de Campinas, para risco alto. O sistema de classificação da Defesa Civil tem quatro níveis: baixo, alto, alerta e emergência.

Alerta em outros estados

Além de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso para baixa umidade relativa do ar — abaixo de 12% — neste domingo em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. O fenômeno tem sido recorrente nas últimas semanas, trazendo riscos de incêndios e impactos à saúde, especialmente em crianças e adolescentes.

Queda no número de queimadas

O interior paulista está em atenção para queimadas desde maio, quando começou a temporada seca. Neste ano, no entanto, a combinação de condições um pouco mais favoráveis de umidade e ações preventivas de bombeiros e da Defesa Civil já resultou em uma redução de aproximadamente 70% nos focos de incêndios, um dos melhores índices do país.

Em todo o Brasil, dados preliminares apontam queda nos registros de queimadas em relação a 2023 e 2024, anos considerados atípicos pelo volume elevado de ocorrências. O resultado é atribuído à maior integração entre forças estaduais e nacionais de combate, além do reforço da fiscalização e das punições contra queimadas não autorizadas.