
Maior centro hospitalar da região, HBDF reúne quase 5 mil profissionais e mais de 390 mil atendimentos anuais, reafirmando sua missão pelo SUS.
No dia 12 de setembro de 1960, apenas cinco meses após a inauguração de Brasília, o então Hospital Distrital abriu as portas para atender a população da nova capital. Hoje, transformado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), a instituição completa 65 anos consolidada como um dos maiores pilares da saúde pública no país.
Com 4.873 colaboradores, o HBDF é o maior centro hospitalar do Centro-Oeste e referência em procedimentos de alta complexidade. Desde 2019, a unidade é administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). “A trajetória do Hospital de Base é marcada por desafios, conquistas e, principalmente, pela dedicação incansável de seus profissionais. Realizamos um trabalho sério, focado no cuidado humanizado”, afirma o diretor-presidente do IgesDF, Cleber Monteiro.
A força do HBDF está em sua equipe: são 2.424 profissionais de enfermagem, 1.157 médicos, 771 multiprofissionais e 521 trabalhadores da área administrativa. Esse empenho se reflete em números expressivos: só em 2024 foram realizados mais de 14 mil procedimentos cirúrgicos, um salto em relação a 2019, quando foram 9.876. De janeiro a julho de 2025, já foram 8.798 operações — média de 50 por dia.
O ambulatório, com 115 consultórios e mais de 70 tipos de exames especializados, realiza cerca de 390 mil atendimentos por ano, recebendo pacientes do DF e também de estados vizinhos. Já o Pronto-Socorro atende, em média, 415 pessoas por dia, com suporte integral de emergencistas em regime 24h.
Com números robustos, histórias de superação e dedicação profissional, o Hospital de Base reafirma sua missão de oferecer saúde pública gratuita, universal e de qualidade para a população.