Influenciador Hytalo Santos é preso suspeito de exploração infantil

 

O influenciador Hytalo Santos e o marido Israel Nata Vicente foram presos nesta sexta-feira, 15, em Carapicuíba (SP).

 

O casal é investigado pelo MPPB (Ministério Público da Paraíba) e pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) por suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil.

Os pedidos de prisão preventiva foram expedidos pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara da Comarca de Bayeux, da Paraíba. Em nota à IstoÉ, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que agentes também estão cumprindo um mandado de busca e apreensão no imóvel onde o casal foi encontrado.

Confira o vídeo do momento da prisão:

 

 

Procurada pela reportagem, a defesa de Hytalo Santos informou que não teve acesso, até o momento, “ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada”.

“Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de Hytalo, inclusive com o ingresso de habeas corpus, se for necessário.
Reafirmamos a inocência de Hytalo Santos, que sempre se colocou à disposição das autoridades. A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário”, diz a nota dos advogados.

Na quarta-feira, 13, o influencer foi alvo de um mandado de busca e apreensão em sua casa em João Pessoa. As autoridades, no entanto, encontraram a residência vazia.

Adultização

Desde sexta-feira, 8, o perfil do influenciador no Instagram está fora do ar, após o youtuber Felca ter denunciado suposta exposição de menores de idade feita pelo paraibano.

O Ministério Público afirmou que não foi o responsável pela iniciativa, mas, depois do ocorrido, solicitou que o banimento da conta seja mantido e expandido para outras plataformas digitais.

As danças gravadas com menores de idade, muitas delas com pouca roupa, começaram a fazer sucesso e Hytalo passou a ganhar dinheiro ao divulgar os vídeos nas redes sociais.

Com o passar dos anos, ele criou uma casa apelidada de “mansão” e levou algumas crianças para morar com ele, com a permissão dos pais.

A conta de Kamylinha Santos, de 17 anos, que participa dos vídeos de Hytalo, também foi desativada por decisão da SPA (Secretaria de Prêmios e Apostas) do Ministério da Fazenda por realizar publicidade de casas de aposta.

No vídeo em que fez a denúncia, Felca disse que Kamylinha é um dos exemplos de adultização e sexualização. A influenciadora começou gravando vídeos dançando com Hytalo quando ainda era criança e foi adotada pelo paraibano quando tinha 12 anos.

Ela não é a única menor de idade que aparece nas gravações do influenciador. A maioria dos vídeos de Hytalo no YouTube mostram adolescentes dançando, se beijando e falando sobre namorados, “traições” e “crushes”.

Também vídeos em que o influenciador faz perguntas aos menores como: “Já pegou mais de quatro na balada?” e “Já sentiu vontade de ficar com pai, mãe, primo ou tio de um amigo?”. Ele ainda pedia para ver imagens dos “contatinhos” das adolescentes no WhatsApp.

Quem é Hytalo Santos?

Hytalo Santos, cujo nome de batismo é Hítalo José Santos Silva, de 28 anos, é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. No Instagram, ele tinha mais de 17 milhões de seguidores e 2,4 milhões no TikTok e mais de 5 milhões no YouTube.

Depois de gravar alguns conteúdos com sua conterrânea Eduarda Brasil, que foi vencedora do The Voice Kids em 2018, ele atingiu os primeiros 50 mil seguidores e ganhou projeção na internet.

Hytalo falou sobre sua história e carreira em uma entrevista em maio ao podcast PodCats. “Eu comecei fazendo de tudo. Sempre me virei nos 30. Vendia blusinha na escola, bijouterias, fazia faxina, já fui babá, professor de reforço. Lá no interior da Paraíba tem muito preconceito quanto a homem dançar. Aí eu comecei a dar aula de zumba na praça.”

Hytalo nega acusações

Na quinta-feira, 14, Hytalo Santos se pronunciou pela primeira vez e negou as acusações de exploração infantil. “Sempre agiu dentro da lei”, afirmou a nova defesa na manhã desta quinta-feira, 14.

Por meio de nota enviada à CNN, Hyatalo afirmou que todo o conteúdo foi gravado com autorização legal e acompanhado pelos pais, e que está à disposição da autoridades para esclarecer os fatos.

*Com informações do Estadão