
Presidente brasileiro manifestou solidariedade às vítimas e desejou sucesso aos trabalhos de resgate conduzidos pelas autoridades norte-americanas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo (6) uma nota oficial lamentando os casos de mortes, desaparecimentos e desabrigados causados pelas fortes chuvas e enchentes na região central do Texas, nos Estados Unidos. A tragédia já deixou mais de 50 mortos e pelo menos 20 crianças desaparecidas, segundo informações preliminares.
“Acompanho com tristeza as notícias sobre as enchentes que estão ocorrendo nos Estados Unidos. Tragédias como essa, que já causou mais de cinquenta mortes, além de ter deixado mais de vinte crianças desaparecidas, comovem a todos, em qualquer lugar do mundo”, declarou Lula.
O presidente também expressou solidariedade às famílias atingidas e fez votos de sucesso às autoridades locais no enfrentamento da crise. “Que as autoridades do condado de Kerr, do estado do Texas e do governo norte-americano tenham sucesso nos trabalhos de resgate e de auxílio aos atingidos por esse desastre”, afirmou.
“E a todas as pessoas que perderam seus entes queridos, quero expressar a minha solidariedade – e a solidariedade de todo o povo brasileiro. Que Deus os ajude neste momento difícil”, concluiu Lula.
No sábado (5), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) também já havia emitido uma nota de pesar, expressando condolências ao povo e ao governo dos Estados Unidos pelas vítimas fatais, desaparecidos e desabrigados provocados pelas chuvas intensas.
As inundações que atingem o Texas nos últimos dias causaram destruição de casas, bloqueio de estradas e danos à infraestrutura, especialmente no condado de Kerr, uma das áreas mais afetadas. Equipes de emergência seguem mobilizadas na busca por desaparecidos e no apoio aos milhares de desalojados.