Deputado italiano cobra governo por inação diante da fuga de Carla Zambelli

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

 

Angelo Bonelli questiona ausência de medidas contra parlamentar bolsonarista foragida na Itália há 25 dias após condenação pelo STF

ROMA, 30 JUN (ANSA) – O deputado italiano Angelo Bonelli, da coalizão Aliança Verdes e Esquerda (AVS), voltou a cobrar o governo da Itália sobre a situação da deputada brasileira Carla Zambelli, foragida no país europeu há 25 dias. A parlamentar bolsonarista foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em invasões ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incluindo a inserção fraudulenta de um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Bonelli criticou o Executivo italiano pela ausência de ação diante da presença de Zambelli em território italiano, mesmo após alerta da Interpol. “Já se passaram 25 dias da chegada de Zambelli à Itália e, até hoje, o governo não foi capaz de aplicar o mandado de prisão contra ela”, declarou o parlamentar.

Segundo Bonelli, a falta de monitoramento da política brasileira, que possui cidadania italiana, é grave, especialmente diante de uma ordem de captura considerada iminente. Ele também levantou suspeitas sobre possível apoio logístico e financeiro que Zambelli estaria recebendo para manter-se escondida.

“Onde está Carla Zambelli? E, principalmente, quem está dando cobertura logística e apoio econômico para sua estadia? Esse tipo de ajuda configura crime, já que ela é procurada oficialmente. Resta saber se o governo realmente está tentando encontrá-la ou se há tratativas em curso com seus representantes na Itália”, afirmou.

Essa não é a primeira vez que o deputado exige explicações. Em 13 de junho, o governo italiano havia respondido a um primeiro questionamento dizendo que ainda não havia localizado Zambelli.

A parlamentar brasileira teve mandato cassado após a condenação e é alvo de pedido de extradição por parte das autoridades brasileiras. Até o momento, não há confirmação oficial sobre sua localização exata em território italiano.