
Deputada federal está fora do país; decisão de Alexandre de Moraes atendeu pedido da PGR
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) teve seu nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo que permite a cooperação internacional para localização e eventual prisão de foragidos da Justiça. A medida foi tomada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretar a prisão preventiva da parlamentar na última quarta-feira, 4, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A informação foi divulgada pela jornalista Andréia Sadi, do portal g1. Um dia antes da decisão, na terça-feira (3), Zambelli havia comunicado publicamente que deixou o Brasil, sem detalhar seu destino.
Com o nome na Difusão Vermelha, autoridades internacionais podem deter a parlamentar, caso ela seja localizada fora do país, para posterior extradição, conforme os trâmites legais entre os países envolvidos.
A inclusão na lista da Interpol reforça o caráter urgente e internacional da ordem de prisão, que ainda não teve seus detalhes integralmente divulgados pelo STF ou pela PGR.