
O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR).
A partir desta terça-feira (27), pessoas físicas poderão habilitar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos em instituições financeiras, como bancos e consórcios.
Segundo o BC, a novidade visa facilitar o acesso dos cidadãos a valores não reclamados que estejam em contas encerradas ou serviços financeiros inativos. “A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido. Agora, quem quiser pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, informou a instituição.
A adesão ao serviço é opcional e permitirá que o próprio sistema identifique e solicite automaticamente os valores em nome do cidadão, sem a necessidade de consultas frequentes ou pedidos manuais.
Como habilitar a solicitação automática
A ativação da funcionalidade deve ser feita por meio de uma conta no portal gov.br com nível de segurança prata ou ouro, além de contar com verificação em duas etapas habilitada. A nova opção está disponível exclusivamente para pessoas físicas que possuam chave Pix do tipo CPF. Quem ainda não tem essa chave cadastrada deve fazê-lo junto à sua instituição financeira.
O crédito será feito diretamente pela instituição financeira, sem a necessidade de qualquer aviso ou intermediação do Banco Central.
Limitações
O Banco Central informou que nem todas as instituições aderiram ao modelo de devolução via Pix. Nestes casos, o procedimento de solicitação continuará sendo manual, assim como para valores vinculados a contas conjuntas.
A funcionalidade representa mais uma etapa na digitalização e simplificação dos serviços oferecidos pelo BC, com o objetivo de tornar mais prático o acesso a recursos esquecidos por milhões de brasileiros.