Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população do DF a partir de segunda (19)

Campanha será ampliada para pessoas a partir de 6 meses de idade; meta é reduzir casos graves e mortes por influenza durante o outono e o inverno.

 

A partir da próxima segunda-feira (19), toda a população do Distrito Federal com idade a partir de seis meses poderá se vacinar contra a gripe nas unidades públicas de saúde. A ampliação da campanha foi anunciada pela Secretaria de Saúde do DF, que inicialmente havia direcionado os imunizantes apenas para os grupos prioritários desde o início da campanha em 25 de março.

Com um estoque atual de 300 mil doses, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende aumentar a cobertura vacinal e, assim, reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus influenza — principal responsável pelo aumento dos óbitos por doenças respiratórias no Brasil.

Até o último dia 13 de maio, 272 mil doses já haviam sido aplicadas, incluindo 11.861 durante o Dia D da vacinação, em 10 de maio. Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, a liberação ocorre devido à queda na procura entre o público prioritário e à chegada da sazonalidade dos vírus respiratórios, típica do outono e inverno.

A vacina oferecida protege contra os principais tipos do vírus influenza em circulação: H1N1, H3N2 e B. É atualizada anualmente e pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário básico de imunização.

Estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, indica que a vacinação contra a gripe pode reduzir em até 35% o risco de hospitalizações entre pessoas dos grupos de risco.

As doses estão disponíveis nas 164 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF. A lista completa dos locais pode ser consultada no site da SES-DF. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.