
Senador do Amapá retorna ao comando da Casa após três anos; Lula parabeniza vitória e destaca parceria entre os poderes
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado (1º) para presidir o Senado pelos próximos dois anos. Favorito na disputa, ele conquistou 73 dos 81 votos no plenário da Casa, superando os concorrentes Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que tiveram quatro votos cada.
Minutos após o anúncio do resultado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Alcolumbre e reforçou a importância da harmonia entre os poderes.
“Parabéns ao senador Davi Alcolumbre pelo novo mandato na presidência do Senado e do Congresso Nacional. Um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro”, declarou Lula em nota oficial.
Retorno ao comando do Senado
Esta será a segunda vez que Davi Alcolumbre assume a presidência do Senado. Ele já ocupou o cargo entre 2019 e 2021, durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro. Natural de Macapá, o senador tem 47 anos e cumpre seu segundo mandato consecutivo. Antes da carreira política, foi comerciante e exerceu mandato como vereador na capital amapaense.
O presidente do Senado também é chefe do Poder Legislativo e responsável por presidir o Congresso Nacional. Entre suas atribuições estão empossar o presidente da República, definir a pauta de votações e receber pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação para o cargo ocorre por meio de cédulas de papel e exige maioria absoluta dos senadores, ou seja, ao menos 41 votos.
Eleições na Câmara
Além da eleição no Senado, os deputados federais também definiram neste sábado a nova mesa diretora da Câmara dos Deputados. O escolhido para presidir a Casa foi Hugo Motta (Republicanos-PB). O presidente Lula também celebrou o resultado e reforçou a necessidade de cooperação entre os poderes.
“Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”, afirmou o chefe do Executivo.
Com a definição dos comandos das duas Casas do Congresso, o governo federal busca fortalecer alianças para viabilizar sua agenda legislativa nos próximos anos.