
Senacon determinou retirada de 48 marcas suspeitas após denúncia de falsificação na composição
Termina nesta sexta-feira (6) o prazo para que nove sites no Brasil suspendam a venda de 48 marcas de whey protein suspeitas de adulteração. A medida foi determinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, após denúncia da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri).
De acordo com a Abenutri, as marcas investigadas não entregam a quantidade de proteína informada nos rótulos. A irregularidade estaria relacionada a uma prática chamada amino spiking, que consiste na manipulação da fórmula do produto com aminoácidos de baixo custo para elevar o valor nitrogenado total, dando a falsa impressão de maior teor proteico.
O que é o amino spiking?
Segundo a Abenutri, os aminoácidos, componentes básicos das proteínas, podem ser extraídos de outras matérias-primas e adicionados ao whey protein. Isso altera o resultado de testes de nitrogênio, utilizados para medir a quantidade de proteína nos suplementos.
“Aminoácidos, além de constituírem uma proteína, podem ser extraídos isoladamente de outras proteínas e outras matérias-primas, sendo acrescentados ao whey protein e aumentando a quantidade total de proteína no produto”, explica a associação.
Reação do setor
A determinação da Senacon enfrenta resistência. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri) questionou a validade da proibição, argumentando que a denúncia da Abenutri é baseada em um laudo de 2022, com produtos que já não estão no mercado.
A Brasnutri também apontou que o estudo usado pela Abenutri não segue padrões técnicos ou regulatórios estabelecidos pelos órgãos competentes, como a Anvisa, e que as análises não foram validadas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
A Senacon ainda não divulgou um balanço sobre o cumprimento da determinação. Enquanto isso, consumidores são orientados a verificar a procedência e a composição dos suplementos que utilizam.