Governo prepara pacote de corte de gastos em ministérios

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Ministério da Fazenda discute medidas fiscais com Casa Civil e cancelamento de viagem reforça foco no ajuste

 

 

O Ministério da Fazenda informou que apresentará o pacote de corte de gastos obrigatórios aos demais ministérios nesta terça-feira (5), com previsão de envio ao Congresso ainda nesta semana. Em nota, a pasta explicou que a reunião desta segunda-feira (4) à tarde foi destinada a discutir o quadro fiscal do país e detalhar as propostas em estudo.

A Casa Civil, que conduz as articulações, chamará os ministérios para que possam avaliar e contribuir com o pacote de ajustes. A reunião, que contou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durou cerca de três horas e também reuniu a ministra do Planejamento, Simone Tebet, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Mais cedo, Haddad e outros ministros se encontraram com Lula para fazer o balanço das ações do G20, grupo composto pelas maiores economias globais, presidido pelo Brasil neste ano. O encontro incluiu os ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).

No fim de semana, a pedido de Lula, Haddad e sua equipe econômica avançaram na definição das medidas para o corte de gastos obrigatórios. De acordo com Haddad, as propostas que competem à Fazenda estão em estágio avançado.

Para manter o foco nas discussões fiscais, Haddad cancelou sua viagem à Europa programada para esta semana. A pasta informou oficialmente que o ministro permanecerá em Brasília, “dedicado a temas domésticos”.