Avanço de 2,6% nas vendas reflete melhora no mercado de trabalho e valorização do salário-mínimo; vestuário e eletrônicos lideram as compras
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Dia das Crianças, celebrado hoje (12), deve gerar uma movimentação financeira de R$ 9,35 bilhões no varejo brasileiro. A data, considerada a terceira mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, deve apresentar um crescimento de 2,6% em relação ao ano anterior.
A expectativa positiva está fundamentada em condições de consumo mais favoráveis, impulsionadas por uma menor taxa de desemprego e o aumento real da renda. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) indicam que o desemprego, em 6,8%, atingiu o menor nível em mais de uma década, e a massa de rendimentos avançou 8,3% no último ano.
O segmento de vestuário e calçados lidera as vendas, representando 27% do total (R$ 2,56 bilhões), seguido por eletroeletrônicos e brinquedos (25% ou R$ 2,30 bilhões). Além disso, perfumarias e farmácias são o setor com maior crescimento esperado (+6,0%). Em termos regionais, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro responderão por 57% das vendas, enquanto o Paraná deve registrar o maior avanço (+7,4%) em comparação a 2023.
O preço médio dos produtos relacionados à data apresenta uma variação de 2,8%, desacelerando em relação ao aumento de 6,7% do ano passado. Livros, chocolates e sapatos infantis tiveram as maiores altas, enquanto bicicletas, ingressos para cinemas e brinquedos em geral estão mais baratos que no ano anterior.