Ministra da Saúde anuncia intensificação de ações diante de emergências climáticas

Nísia Trindade, ministra da Saúde Julia Prado/MS

 

Nísia Trindade reforça atuação da Sala de Situação Nacional para combater efeitos da seca e queimadas, além de abordar medidas contra doenças como a dengue e produtos prejudiciais à saúde

 

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta segunda-feira (25) o fortalecimento das ações da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, devido ao agravamento das secas e queimadas no país. Criada em junho, a sala visa planejar e coordenar as respostas a situações de urgência, como o excesso de fuligem e fumaça no ar, que afetam principalmente crianças e idosos.

Durante entrevista no programa Bom Dia, Ministra, Nísia destacou a importância da parceria entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde para monitorar e combater os impactos ambientais com base nos dados do programa Vigiar (Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar). Ela reforçou que, apesar de as diretrizes serem nacionais, é essencial adaptar as ações às particularidades de cada região.

Além disso, a Força Nacional do SUS deve intensificar o apoio às regiões atingidas, com foco nas equipes do programa Saúde da Família e nas unidades básicas de saúde.

Ampliação de equipes médicas e combate à dengue

A ministra também anunciou a ampliação da equipe médica no território Yanomami, com a contratação de 400 profissionais, entre ginecologistas, pediatras e médicos de família, para atuar junto à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSus).

Outro ponto abordado foi o lançamento de um plano de ação para reduzir os impactos das arboviroses, como a dengue, que tem se expandido para cerca de 200 países. Nísia destacou o uso do Método Wolbachia, da Fiocruz, que consiste em liberar mosquitos com uma bactéria que inibe o desenvolvimento de vírus no organismo dos insetos, contribuindo para reduzir a transmissão da dengue, zika e chikungunya.