ApexBrasil anuncia convênios para impulsionar exportações e investimentos no Brasil

© Marcello Casal JrAgência Brasi

 

Acordos assinados com o Sebrae e entidades empresariais visam beneficiar quase 19 mil empresas e movimentar R$ 537 milhões em dois anos

 

 

Nesta terça-feira (17), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) firmou 23 convênios com entidades empresariais e assinou um acordo com o Sebrae para fomentar as exportações brasileiras e atrair investimentos estrangeiros. As iniciativas, que somam R$ 537 milhões, devem beneficiar quase 19 mil empresas, especialmente micro e pequenas, ao longo dos próximos dois anos.

O acordo com o Sebrae, focado nas regiões Norte e Nordeste, vai destinar R$ 175 milhões para ajudar cooperativas e pequenas empresas a expandirem seus negócios no mercado internacional, alinhado à Política Nacional da Cultura Exportadora. Durante o evento no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de estimular o consumo interno e valorizar o salário mínimo para impulsionar a economia.

O presidente também defendeu a oferta de crédito aos pequenos empresários como forma de apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas (MPEs), que representam 41% do total de exportadoras no país, mas geram menos de 1% do volume financeiro exportado. “Criar condições para que os invisíveis sejam vistos é fundamental para a economia crescer”, afirmou Lula.

As iniciativas também incluem a promoção de negócios brasileiros em feiras internacionais, rodadas de negócios com compradores estrangeiros e missões comerciais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou que as exportações são essenciais para o bom ciclo econômico que o Brasil atravessa e que a reforma tributária trará maior competitividade às empresas brasileiras no cenário internacional.

Além dos investimentos para a internacionalização da indústria e serviços, o agronegócio será beneficiado com convênios que somam R$ 75 milhões. As parcerias firmadas hoje têm potencial de gerar mais de R$ 281 bilhões em negócios internacionais, fortalecendo a presença brasileira no comércio global.