FAB envia aeronave para ajudar no combate de incêndios em São Paulo

© FAB/Divulgação

 

Governador Tarcísio de Freitas destaca importância do reforço aéreo, com capacidade de transporte de grandes volumes de água, em meio a situação crítica em Ribeirão Preto e outras 45 cidades

 

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) designou a aeronave KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), para auxiliar no combate às intensas queimadas que atingem o interior de São Paulo. O avião, equipado com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), chegou ao Aeroporto de Ribeirão Preto na noite de ontem, a cidade mais afetada pelos incêndios.

Durante entrevista, o governador Tarcísio de Freitas enfatizou a importância do reforço aéreo. “Hoje nós teremos helicópteros do Exército, helicópteros da Marinha, o KC, da Força Aérea, que vai ser decisivo pela capacidade que ele tem de transportar uma grande quantidade de água”, afirmou Tarcísio. Além disso, ele mencionou o envio de militares da engenharia para atuar em áreas de preservação ambiental, com o objetivo de extinguir o fogo o mais rápido possível.

Diante da gravidade da situação, o governo estadual decretou estado de emergência em 45 cidades, com foco principal em Ribeirão Preto, onde foi estabelecido um posto avançado de monitoramento. Até o momento, 21 cidades ainda enfrentam focos ativos de incêndio, sendo que ao todo, 46 municípios estão sob alerta máximo devido à baixa umidade do ar e à onda de calor que atinge o estado.

Para socorrer as famílias afetadas, o governo de São Paulo está enviando colchões, água, kits de higiene e cestas básicas aos abrigos onde os desabrigados estão sendo acomodados. A operação coordenada com o uso das Forças Armadas visa conter as chamas e minimizar os danos causados pelos incêndios florestais que assolam a região.