
Projeto visa reduzir furtos de energia e melhorar segurança em regiões de alta vulnerabilidade até o final de 2024
A Light, concessionária de energia do Rio de Janeiro, está em plena execução de um ambicioso projeto de blindagem da rede elétrica em áreas críticas da sua concessão. A iniciativa, que já alcança cinco áreas e deve ser concluída até dezembro deste ano, faz parte de um esforço maior para combater perdas não técnicas, como o furto de energia. Segundo Bruno Rodrigues, superintendente da empresa, o projeto já trouxe resultados significativos, com redução das perdas de energia de 90% para até 5% em algumas regiões.
Os esforços estão concentrados em municípios como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo, locais que apresentam altos índices de furto de energia. A cada 100 clientes regulares, 34 são identificados como envolvidos em práticas ilegais. O projeto, que inclui um investimento de R$ 2,5 bilhões nos próximos quatro anos, tem como meta atingir 500 mil clientes com a nova tecnologia de blindagem.
A estratégia da Light prioriza a Baixada Fluminense e as zonas norte e oeste da capital, áreas que concentram 90% dos esforços de blindagem. O principal objetivo é impedir que consumidores irregulares tenham acesso à energia antes que ela seja medida, garantindo assim maior segurança e qualidade no fornecimento. O impacto financeiro dos furtos de energia no caixa da companhia chega a R$ 800 milhões ao ano, mas os riscos à segurança das pessoas envolvidas em conexões clandestinas são ainda mais preocupantes, destacou Rodrigues.