Anvisa atualiza orientações sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados

© Lupa/Divulgação
Pixel de Impressão banner campanha dengue

 

Novo documento da agência conta com 207 perguntas e respostas para facilitar entendimento dos consumidores

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta-feira (12) a atualização das principais orientações sobre a rotulagem nutricional de alimentos embalados. O novo documento, que agora conta com 207 perguntas e respostas, visa aprimorar as regras vigentes para facilitar a compreensão das informações pelos consumidores brasileiros.

Segundo a Anvisa, a revisão foi motivada pela necessidade de tornar mais claro e acessível o modo como as informações nutricionais são apresentadas nos rótulos dos alimentos. O objetivo principal é facilitar a realização de escolhas alimentares conscientes e adequadas às necessidades individuais dos consumidores.

“As alterações realizadas aperfeiçoaram a visibilidade e a legibilidade das informações nutricionais, reduziram situações que causavam confusão quanto à composição dos alimentos, facilitaram a comparação entre produtos, melhoraram a precisão dos valores nutricionais declarados e expandiram a quantidade de alimentos que fornecem essas informações”, explicou a Anvisa em comunicado.

Entre as principais mudanças destacam-se novas regras para a rotulagem nutricional de adoçantes dietéticos, que agora devem incluir a advertência “Diabéticos: contém…”, seguida do nome dos mono ou dissacarídeos em negrito, como glicose, sacarose ou frutose. Além disso, a orientação é para que esses produtos sejam consumidos preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico.

A revisão também abordou questões relacionadas aos açúcares adicionados presentes em ingredientes usados como fonte de fibras alimentares, visando esclarecer as diferentes nomenclaturas e métodos de produção desses ingredientes.

“A expectativa é que essas orientações possam auxiliar fabricantes de alimentos e órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na correta implementação e fiscalização dos regulamentos”, concluiu a Anvisa.

Para mais informações e dúvidas adicionais, a Anvisa recomenda que os interessados acessem o site da agência ou entrem em contato através da central de atendimento disponível online.