Correios doam 21,5 mil livros para bibliotecas atingidas pelas enchentes no RS

© Divulgação/Correios

 

Iniciativa visa recuperar acervos de escolas públicas após a calamidade pública

 

 

Os Correios realizaram uma significativa doação de 21,5 mil livros para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul, em resposta aos estragos causados pelas intensas chuvas que assolaram o estado em maio deste ano.

Os livros doados abrangem diversas áreas do conhecimento, como administração, biografias, espiritualidade, filosofia, história, literatura, matemática, psicologia e sociologia, provenientes dos acervos das bibliotecas dos Correios nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, além da região metropolitana de São Paulo.

A entrega inicial, realizada na terça-feira (9), ocorreu no Instituto Cervantes de Porto Alegre, entidade sem fins lucrativos vinculada ao governo espanhol, que se encarregará da triagem e distribuição dos livros para 44 bibliotecas de escolas públicas diretamente afetadas pelas cheias.

A iniciativa integra um esforço mais amplo de recomposição dos acervos de 138 bibliotecas escolares destruídas nas cidades gaúchas, coordenado pela Secretaria da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, por meio da campanha Mochila Cheia. Detalhes sobre a lista completa de livros aceitos para doação estão disponíveis no site oficial da Seduc.

Em paralelo, a campanha Mochila Cheia também distribuiu os primeiros kits escolares, montados com doações de pessoas físicas e jurídicas, para crianças e jovens afetados pelas enchentes. Os beneficiários iniciais foram os estudantes abrigados no Centro Esportivo Sesi Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, onde foram entregues mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas hidrocor, entre outros itens essenciais para o prosseguimento das atividades escolares.

A Secretaria da Educação estadual estabeleceu como meta reunir mais de 100 mil kits escolares completos, garantindo assim que todos os estudantes tenham condições adequadas para acompanhar as aulas. Até o momento, foram arrecadados cerca de 217 mil itens, com equipes da secretaria cuidando da seleção e organização dos donativos conforme a idade e série escolar dos beneficiários.

Este esforço conjunto de entidades públicas e privadas demonstra a solidariedade e o compromisso com a educação e o bem-estar das comunidades escolares afetadas pelas recentes adversidades climáticas no Rio Grande do Sul.