Desconfiança nas Urnas: Mais de 1/3 Acredita em Fraude

urna eleição justiça
© Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Mais de um terço dos brasileiros acredita em fraude nas urnas eletrônicas

 

Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada neste domingo mostra que, embora não haja provas, mais de um terço da população acredita que as urnas eletrônicas foram fraudadas na última eleição presidencial, favorecendo Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa entrevistou 2.045 brasileiros com 16 anos ou mais em 120 cidades entre os dias 2 e 6 de maio.

A desconfiança é maior entre aqueles com ensino médio completo ou incompleto, onde 39% creem na fraude, enquanto 53% discordam. Entre os que possuem ensino superior incompleto ou completo, 34% reconhecem a possibilidade de fraude, e 59% discordam.

No aspecto religioso, 30% dos católicos e 46% dos evangélicos concordam que houve fraude nas urnas para beneficiar Lula, enquanto 62% dos católicos e 45% dos evangélicos discordam.

Embora haja crença em fraude por parte de uma parcela da população, instituições como o Tribunal de Contas da União e as Forças Armadas já comprovaram a segurança e lisura do processo eleitoral. A desconfiança pode ser atribuída aos ataques sofridos pelo sistema eleitoral durante a gestão de Jair Bolsonaro, com investigações da Polícia Federal apontando para uma organização criminosa que buscava desacreditar as eleições e promover instabilidade política no país.