Pix registra recorde de mais de 200 milhões de transações em um dia

 

Alta demanda compromete funcionamento da modalidade, causando instabilidade em diversas instituições financeiras

 

 

 

O sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix, alcançou um novo marco na última sexta-feira (5), ao registrar mais de 200 milhões de transações em apenas 24 horas, um recorde para a modalidade.

No dia 5 de abril, foram realizadas 201,6 milhões de transferências via Pix para usuários finais. No entanto, esse recorde foi acompanhado de um problema: a alta demanda comprometeu o funcionamento do Pix, levando a instabilidades em diversas instituições financeiras ao longo de todo o dia.

No sábado (6), apesar da redução, o sistema ainda movimentou um volume expressivo, totalizando 171,4 milhões de transações. De acordo com o BC, esse volume também é recorde para um sábado.

Anteriormente, o recorde diário de transações via Pix tinha sido registrado em 7 de março, com 178,686 milhões de transações em um único dia.

Lançado em novembro de 2020, o Pix vem conquistando cada vez mais usuários e movimentando grandes volumes financeiros. No fim de março, o sistema contava com 161,99 milhões de usuários, sendo 147,95 milhões de pessoas físicas e 14,04 milhões de pessoas jurídicas. Em fevereiro, o Pix já havia superado a marca de R$ 1,71 trilhão em transações realizadas, mostrando sua relevância e adoção crescente no cenário financeiro nacional.