Ministro da Fazenda destaca parceria promissora com a Alemanha para desenvolvimento sustentável

© Valter Campanato/Agência Brasil

 

Fernando Haddad participa de evento em São Paulo e ressalta potencial de cooperação entre os países

 

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizou nesta sexta-feira (5) o potencial de parceria entre o Brasil e a Alemanha no âmbito da transição energética e do desenvolvimento sustentável. Ele fez essas declarações durante sua participação no evento Phenomenal World para a América Latina, realizado na capital paulista.

Desde o lançamento, em dezembro, do Plano de Transformação Ecológica na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), o governo federal tem destacado o desenvolvimento baseado no equilíbrio ecológico como uma prioridade diplomática.

Haddad observou que a Alemanha, apesar de enfrentar desafios internos, está interessada na América do Sul, especialmente no Brasil, como um parceiro promissor. Ele ressaltou que a Alemanha reconhece o potencial brasileiro como fornecedor de energia limpa para o mundo.

“O Brasil pode ser um grande fornecedor de energia limpa para o mundo, além de se reindustrializar ou neoindustrializar, a partir de premissas de uma economia socialmente, ambientalmente e economicamente sustentável”, afirmou o ministro.

Em relação à China e aos Estados Unidos, Haddad mencionou que o Brasil não está no “radar” desses países como ele gostaria. Ele destacou que, apesar de não haver menosprezo explícito, há uma subestimação do potencial de parceria com o Brasil.

O ministro lembrou as parcerias estratégicas realizadas com a Alemanha na década de 1970 e destacou a recente decisão do país europeu de abrir mão da energia nuclear em favor do desenvolvimento sustentável.

O evento em São Paulo proporcionou um espaço para discutir e fortalecer as relações entre o Brasil e outros países, especialmente no contexto da transição para uma economia mais verde e sustentável.