Ministério da Justiça reforça segurança em penitenciárias federais após fuga

© Google Maps

 

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), determinou medidas para reforçar a segurança nas cinco penitenciárias federais em operação no Brasil, consideradas de segurança máxima.

Entre as ações, estão revistas diárias em celas, pátios e espaços das unidades, além do aumento do número de policiais penais. Também estão previstas melhorias na iluminação interna e em pontos estratégicos das penitenciárias, como o reforço do sistema de videomonitoramento e a identificação de possíveis rotas de fuga.

As medidas foram anunciadas após a fuga de dois detentos da penitenciária de Mossoró (RN), membros de uma facção criminosa, que ocorreu na semana passada. Cerca de 600 agentes de segurança estão em busca dos fugitivos, que respondem por crimes graves.

A Senappen coordenou a instauração de processos administrativos e inquéritos pela Polícia Federal para apurar as circunstâncias da fuga e possíveis responsabilidades. Essa foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal desde sua criação, em 2006, com o objetivo de isolar líderes de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

O ministro Ricardo Lewandowski anunciou medidas adicionais para modernizar o sistema de segurança das penitenciárias federais, incluindo melhorias no videomonitoramento, controle de acesso com reconhecimento facial e ampliação dos sistemas de alarme e sensores de presença.