Nasa revela imagem impressionante de formação estelar capturada pelo Telescópio Espacial Hubble

Imagem feita pela Telescópio Espacial Hubble de uma região de formação de estrelas / ESA/Hubble & NASA, R. Fedriani, J. Tan

 

Foto registra conglomerado de estrelas no coração da Via Láctea, a quase 6 mil anos-luz de distância da Terra

 

 

A Nasa divulgou hoje, sexta-feira (16), uma nova imagem fascinante capturada pelo renomado Telescópio Espacial Hubble. A foto, obtida por meio de monitoramento conjunto entre a agência espacial dos Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia (ESA), revela a formação de estrelas em uma área espetacular do cosmos.

Registrada em 11 de fevereiro, a imagem destaca o aglomerado de formação estelar denominado IRAS 16562-3959. Localizada dentro da nossa própria galáxia, a Via Láctea, essa região encontra-se a cerca de 5.900 anos-luz de distância da Terra, situada na constelação de Escorpião.

A captura foi realizada pela câmera WFC3 (Wide Field Camera 3, em inglês) do Hubble, que foi instalada em 2009. Os impressionantes detalhes presentes na imagem resultam da aplicação de quatro filtros distintos.

No centro da imagem, destaca-se a presença de uma estrela em processo de formação, provavelmente uma estrela massiva com aproximadamente 30 vezes a massa do Sol. No entanto, as nuvens ao redor parecem escuras devido à abundância de poeira estelar, que bloqueia a luz e restringe a passagem de radiação infravermelha próxima, detectada pelo Hubble.