Chuva de meteoros gemínidas ilumina os céus

Meteoro cruza o céu durante a chuva de meteoros das Perseidas de 2016 NASA/Bill Ingalls

 

Fenômeno será visível globalmente, com destaque para o hemisfério Norte

 

 

A tão aguardada chuva de meteoros Gemínidas atingirá seu pico entre esta quarta-feira (13) e a quinta-feira (14), proporcionando um espetáculo celeste visível a olho nu em todo o mundo. De acordo com a American Meteor Society, 2023 é promissor para a observação desse fenômeno da Terra, especialmente em condições ideais sem a interferência da luz da lua, possibilitando que os observadores testemunhem até 150 meteoros por hora nos horários de pico.

Os Gemínidas, no entanto, serão mais visíveis para o hemisfério Norte, enquanto sua visibilidade será reduzida no hemisfério Sul. A Nasa aconselha os espectadores a procurarem locais o mais escuros possível, permitindo que, após cerca de 30 minutos de adaptação aos olhos no escuro, a visão dos meteoros seja otimizada.

“Seja paciente – o show vai durar do início da noite até o amanhecer, então você terá bastante tempo para dar uma olhada”, afirma a Nasa. Este fenômeno anual é considerado pela agência como “uma das melhores e mais confiáveis chuvas de meteoros anuais”.

Fotografando a Chuva de Meteoros: Dicas da Nasa

Capturar o esplendor de uma chuva de meteoros pode ser um desafio, e a Nasa compartilha dicas para fotografia, destacando que a paciência é essencial, uma vez que os meteoros cruzam rapidamente o céu sem aviso prévio. As sugestões são voltadas para câmeras DSLR ou sem espelho, mas câmeras automáticas com controles manuais também podem ser utilizadas:

  1. Escolha o local de fotografar: Certifique-se de que o céu não está nublado e verifique o clima.
  2. Afaste-se das luzes da cidade: Encontre um lugar com céu escuro.
  3. Use um tripé: Mantenha a câmera estável.
  4. Use uma lente grande angular: Para capturar mais do céu.
  5. Use um cabo disparador do obturador ou o temporizador integrado da câmera: Evite trepidações.
  6. Foque a lente manualmente: Ajuste o foco para o infinito.
  7. Aponte a câmera: Mantenha-a na direção desejada.
  8. Calcule o tempo de exposição: Experimente diferentes configurações.
  9. Experimente modos diferentes de fotografar: Altere uma configuração de cada vez.
  10. Aproveite o show!

O que é uma chuva de meteoros?

A chuva de meteoros ocorre quando muitos meteoros (rochas espaciais) entram na atmosfera da Terra. À medida que essas rochas caem em direção à Terra, a resistência do ar as torna extremamente quentes, resultando no que conhecemos como “estrela cadente”. Esse espetáculo é causado pela evaporação de partículas de poeira e rocha liberadas por cometas à medida que se aproximam do Sol.

Essa ocorrência celeste é uma oportunidade única para os entusiastas da astronomia apreciarem a magnificência do universo.