Últimos suspiros da temporada definem acessos e rebaixamentos no Campeonato Brasileiro, com alegria para alguns e tristeza para outros clubes
A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, realizada neste sábado, não poderia ter sido mais emocionante, com reviravoltas e surpresas que decidiram os rumos de clubes na busca pela promoção à Série A e os que terão que enfrentar a Série C em 2024.
Juventude e Atlético-GO Alcançam o Céu
Os torcedores de Juventude e Atlético-GO vibraram intensamente, pois seus times conseguiram garantir as duas últimas vagas para a Série A. O feito é ainda mais especial, já que ambos os clubes retornam à elite do futebol brasileiro após um período de rebaixamento em 2022. O Vitória, já campeão da Série B, e o Criciúma, que assegurou sua promoção antecipadamente, completam o grupo de privilegiados.
Tristeza para Sampaio Corrêa e Tombense
Por outro lado, a rodada trouxe desolação para os torcedores de Sampaio Corrêa e Tombense. As equipes, que terminaram a temporada na zona de rebaixamento, agora enfrentarão o desafio da Série C em 2024, junto com Londrina e ABC, que já haviam tido suas quedas confirmadas em rodadas anteriores.
A Bolívia Querida retorna ao terceiro escalão do futebol brasileiro após quatro anos, enquanto a equipe de Tombos (MG) desce à Série C após duas temporadas na segunda divisão. Chapecoense e Ponte Preta, ameaçados de rebaixamento, conseguiram vitórias cruciais e permanecerão na Série B em 2024.
Jogos Decisivos
A emoção começou desde o início dos dez jogos da 38ª e última rodada, com o Novorizontino derrotando o Criciúma por 2 a 0. O resultado colocaria os paulistas na Série A, mas a vitória do Juventude sobre o Ceará por 3 a 1, com destaque para a virada heroica, garantiu o acesso dos gaúchos.
O Atlético-GO, por sua vez, assegurou seu lugar na Série A ao vencer o Guarani por 3 a 0, enquanto o Sport, apesar da vitória por 4 a 1 sobre o Sampaio Corrêa, não conseguiu o acesso. O Mirassol, que venceu o Tombense por 1 a 0, também ficou fora da briga pela Série A.
A última rodada da Série B ficará marcada como uma das mais emocionantes da história, com alegrias e tristezas se entrelaçando na definição dos destinos dos clubes brasileiros.