Ministério da Saúde planeja incluir vacina contra COVID-19 no calendário anual infantil e de grupos de risco

Fotos: Alexandre Alvares/Agência Saúde

 

Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente destaca a importância da vacinação para manter alta cobertura vacinal e monitorar a presença contínua do vírus

 

 

A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, descreveu a incorporação da vacina contra a COVID-19 no calendário anual infantil e em grupos de risco como um passo “fundamental”.

A secretária ressaltou que, embora a COVID-19 possa não estar causando números comparáveis aos momentos críticos da pandemia, a doença continua presente e causando mortes e casos no Brasil, destacando a necessidade contínua de atenção e monitoramento em relação ao vírus.

A imunização incluirá três doses de vacinas para crianças a partir de 6 meses até os 5 anos de idade, fazendo parte do calendário regular para grupos de risco, como idosos, profissionais de saúde, imunodeprimidos, gestantes e puérperas.

Maciel também abordou o recente aumento de casos de COVID-19 em estados como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, afirmando que essas variações fazem parte da dinâmica da doença, pois o vírus está sujeito a mutações. Ela ressaltou que no Ministério da Saúde há um grupo de trabalho vigilante, observando atentamente qualquer alteração que o coronavírus possa apresentar.