Brasil atinge a sua melhor campanha no judô em Jogos Pan-Americanos em Santiago

Reprodução: redes sociais/@timesbrasil

 

Ouro de Samanta Soares, prata de Rafael Macedo e bronzes de Kayo Santos, Rafael Silva e Beatriz Souza reforçam a performance do judô brasileiro, que conquistou 15 medalhas em Santiago

 

 

Nesta segunda-feira (30), o judô brasileiro assegurou a sua melhor campanha em uma edição dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago. As conquistas incluíram Samanta Soares, que conquistou o ouro na categoria 78kg, Rafael Macedo que ficou com a prata na categoria 90kg e os bronzes de Kayo Santos (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Com essas medalhas, o Time Brasil alcançou um total de 15 medalhas em Santiago, incluindo sete ouros, duas pratas e seis bronzes. Esse desempenho superou a campanha dos Jogos de 2011, realizados em Guadalajara (México), quando os brasileiros asseguraram 13 medalhas (seis ouros, três pratas e quatro bronzes). E as conquistas para o Brasil podem aumentar com a disputa por equipes mistas programada para a próxima terça-feira (31).

Após a vitória, a campeã pan-americana Samanta Soares compartilhou sua experiência: “Nunca tinha lutado num ginásio com as pessoas chamando o meu nome [como na final], gritaria. E, ao mesmo tempo em que você quer focar na luta, você fica ouvindo as pessoas e pensa: meu Deus! É surreal, mas consegui focar e minha técnica falava para ter calma que iria dar certo e foi muito legal. Estou muito feliz.”

Porém, um episódio negativo marcou o dia: a confirmação de que o judoca Daniel Cargnin terá que passar por cirurgia no tornozelo esquerdo. Exames de imagem mostraram uma fratura no local após ele sofrer uma lesão durante a semifinal da categoria até 73kg, conquistada pelo brasileiro Gabriel Falcão. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou que a cirurgia será realizada nos próximos dias, após o retorno do atleta ao Brasil.