
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), órgão do governo dos Estados Unidos, utilizou sua conta no “X”, antigo Twitter, para compartilhar imagens de satélite do eclipse anular do sol que ocorreu no último sábado (14).
Na publicação, a organização apresentou a visão da sombra do eclipse a partir do sentido leste da NOAA, enquanto ela se deslocava pelo noroeste do Pacífico até o Golfo do México.
O fenômeno, observado em diversas partes do mundo, foi transmitido ao longo do dia no canal do YouTube do Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O último eclipse anular do sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil. O próximo está previsto para 2 de outubro de 2024, também sem visibilidade no país. No Brasil, o fenômeno só será novamente visível em 6 de fevereiro de 2027 e, mesmo assim, apenas de forma completa no Rio Grande do Sul.
Observe as imagens realizadas pela organização:
Your Oct 14, 2023 annular eclipse in motion… satellite views of the Moon’s shadow moving across the planet from sunrise to sunset #SolarEclipse2023 pic.twitter.com/DfwT2D3Gzq
— Rob Mayeda (@RobMayeda) October 15, 2023
And with that, #SolarEclipse2023 has traveled from Oregon to Texas.
Watch the view of the shadow from @NOAA’s #GOESEast as it moves across the Pacific Northwest to the Gulf of Mexico. pic.twitter.com/jW7Iz9wPzX
— NOAA Satellites (@NOAASatellites) October 14, 2023