Uma pesquisa realizada pelo Procon-RJ em 13 lojas virtuais focada no Dia das Crianças revelou uma variação de até 251% nos valores de 100 brinquedos. O levantamento foi feito de 25 de setembro a 2 de outubro em diferentes sites voltados para o público infantil, visando fiscalizar possíveis irregularidades relacionadas à informação de preços. Três sites foram notificados por apresentar inconsistências nos valores, que poderiam induzir os consumidores ao erro.
Os sites notificados têm 48 horas para adequar as informações. O levantamento considerou o menor valor encontrado para o mesmo produto em lojas distintas que ofereciam mais de um fornecedor do item pesquisado.
As variações mais significativas nos preços foram de 251% em um jogo e 235% em um quebra-cabeça. A menor variação foi registrada em um lançador com acessórios, com uma variação de 12% em diferentes lojas.
Cássio Coelho, presidente do Procon Estadual, mencionou que é esperado um aumento de 8% no faturamento do e-commerce para o Dia das Crianças deste ano em comparação ao ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). O objetivo da pesquisa é alertar os consumidores sobre a importância de pesquisar os preços antes de efetuar a compra, visando economizar.
Além disso, o Procon-RJ emite recomendações para os consumidores, como pesquisar preços e prazos de entrega, observar a classificação etária dos brinquedos, verificar se possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e não compartilhar dados pessoais ou enviar fotos por meio de links ou sites desconhecidos. O arrependimento na compra online é um direito do consumidor, que tem sete dias para desistir da compra e ser restituído do valor pago, incluindo o frete.