Quase metade das empresas industriais adotou teletrabalho, revela pesquisa

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

 

Dados da Pintec 2022 demonstram a expansão do teletrabalho e adoção de tecnologias digitais na indústria brasileira

 

 

A Pesquisa de Inovação Semestral 2022: Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança (Pintec), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28), revela que 47,8% das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas implementaram o teletrabalho em algum grau. Esse dado indica uma significativa adesão ao modelo de trabalho remoto nas organizações.

O teletrabalho, que consiste na realização de atividades fora das dependências físicas do empregador, foi adotado de forma mais expressiva na área de administração, alcançando 94,5% das empresas digitalizadas em 2022. Dentre essas, quase metade (49,7%) eram empresas com 100 a 249 pessoas ocupadas. A pesquisa também revelou que setores como comercialização e desenvolvimento de projetos de produtos, processos e serviços adotaram o teletrabalho em proporções relevantes, destacando a tendência de flexibilização dos locais de trabalho.

Os dados mostram que a implementação do teletrabalho varia conforme o setor, sendo a área de produção a que apresentou menor frequência de adesão, com 38,7% das empresas utilizando esse modelo em 2022. Por outro lado, setores como fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, fabricação de bebidas e fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos se destacam por adotar amplamente o teletrabalho.

Além do teletrabalho, a pesquisa abordou a adoção de tecnologias digitais avançadas nas empresas industriais. Dos entrevistados, 84,9% das empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas utilizaram ao menos uma tecnologia digital avançada. A computação em nuvem foi a mais adotada, seguida pela internet das coisas, robótica, análise de big data, manufatura aditiva e inteligência artificial.

A segurança da informação também foi um tópico abordado na pesquisa, evidenciando que 82,5% das empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas, pertencentes às indústrias extrativas e de transformação, adotaram medidas para segurança da informação digital em 2022. A utilização de antivírus e o controle de acesso à rede foram as medidas mais comuns.

A pesquisa Pintec 2022 reforça a crescente importância do teletrabalho e da integração de tecnologias digitais avançadas na indústria brasileira, indicando uma transformação significativa no ambiente de trabalho e nas práticas de inovação das empresas.