Dra. Zeli propõe que festa em honra a São Francisco de Assis seja reconhecida como Patrimônio Imaterial Goiano

 

A deputada Dra. Zeli (UB) apresentou, na última terça-feira, 8, um projeto de lei que reconhece como Patrimônio Imaterial Goiano a festa em honra a São Francisco de Assis, que é realizada durante o mês de outubro, anualmente em Valparaíso de Goiás.

A festa em honra ao glorioso São Francisco de Assis que é reconhecida pela Igreja Católica desde 1998 e caminha para o seu Jubileu de 25 anos é um evento emblemático e simbólico no município.

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

“A cultura do meu município é muito rica, e, eu entendo que valorizar as festividades locais é uma forma de reconhecer e preservar as tradições valparaisense para todo o sempre”, justificou a parlamentar para a apresentação do projeto.

A matéria foi aprovada, preliminarmente, para publicação e em seguida irá para Comissão de Conselho e Justiça, onde será votada e então terá validade como lei, a partir da sua data de publicação.