
A nona edição da Copa do Mundo feminina de futebol tem início nesta quinta-feira (20), às 4h (horário de Brasília), na Nova Zelândia e Austrália, que sediam o evento em conjunto. A seleção neozelandesa dará o pontapé inicial enfrentando a norueguesa no jogo de abertura do Mundial, que conta com a participação de 32 equipes, um aumento em relação às 24 seleções presentes na última edição realizada na França.
O estádio Eden Park, na cidade de Auckland, será palco do emocionante confronto de abertura do Mundial, e os fãs do futebol feminino poderão acompanhar todos os jogos ao vivo e gratuitamente na plataforma Fifa+.
A seleção brasileira, comandada pela técnica Pia Sundhage e em busca de um título inédito, fará sua estreia na primeira fase na próxima segunda-feira (24), às 8h, contra o Panamá, no Grupo F, que também conta com as seleções da França e Jamaica. Os jogos das brasileiras acontecerão na Austrália, com o primeiro embate contra o Panamá sendo realizado no estádio Hindmarsh, em Adelaide.
A expectativa da Fifa é de que este Mundial, realizado na Oceania, seja o mais assistido desde a primeira edição em 1991. Em junho, a entidade já havia vendido mais de um milhão de ingressos, superando as vendas pré-torneio da última Copa na França, em 2019.
Fatma Samoura, secretária geral da Fifa, demonstrou confiança no aumento da audiência global do torneio. “Os olhos do mundo estarão aqui. Esperamos atingir um quarto da população mundial, dois bilhões de pessoas, que assistirão a pelo menos uma partida”, declarou Samoura ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
As 32 seleções participantes do Mundial estão divididas em oito grupos, cada um com quatro equipes. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão às oitavas de final. A grande decisão do título ocorrerá no dia 20 de agosto, um domingo, às 7h, no Estádio Olímpico de Sidney, com capacidade para mais de 80 mil torcedores. A expectativa é de uma competição emocionante, reunindo o talento e a paixão pelo futebol feminino de todo o mundo.