Estudo revela que benefícios do álcool para o coração estão ligados ao cérebro

© Arquivo/Agência Brasil

 

Pesquisadores descobrem que sensação de relaxamento no cérebro é o principal fator por trás dos efeitos positivos do consumo moderado de álcool no sistema cardiovascular

 

 

Beber pequenas quantidades de álcool pode beneficiar o coração devido às suas repercussões no cérebro, revelam pesquisadores. Embora o consumo moderado de álcool tenha sido associado a um menor risco de eventos cardiovasculares graves, como ataques cardíacos e AVCs, os cientistas nunca entenderam completamente o motivo.

Estudos epidemiológicos mostraram que o álcool pode aumentar o colesterol “bom” e reduzir o risco de coágulos sanguíneos, além de aumentar a sensibilidade à insulina. No entanto, pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts descobriram que o benefício está relacionado a uma sensação de relaxamento no cérebro, antes mesmo de sentir os efeitos do álcool. O estudo revelou que o álcool foi especialmente eficaz na redução de eventos cardíacos graves em pessoas com histórico de ansiedade.

O consumo leve de álcool mostrou uma menor atividade da amígdala, parte do cérebro envolvida no estresse. No entanto, os pesquisadores alertam que qualquer quantidade de álcool aumenta o risco de câncer e sugerem alternativas saudáveis, como exercícios e meditação, para reduzir o estresse. O estudo foi criticado por alguns especialistas que ressaltaram os riscos associados ao consumo de álcool.