John Romita, renomado ilustrador da Marvel, faleceu durante a madrugada desta quarta-feira (14/6) aos 93 anos. A triste notícia foi compartilhada por seu filho, o autor de quadrinhos John Romita Jr., por meio do Twitter. “Digo isso com o coração pesado. Meu pai… é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir seus passos. Por favor, mantenham seus pensamentos e condolências aqui em respeito à minha família. Ele foi o maior homem que já conheci”, escreveu.
De acordo com Romita Jr., o ilustrador americano faleceu de causas naturais enquanto dormia. Romita foi um dos artistas responsáveis pelo sucesso do Homem-Aranha e criou personagens icônicos, como Mary Jane Watson. Ele também foi um dos criadores do Wolverine.
A trajetória de Romita nos quadrinhos começou quando ele tinha apenas 19 anos. Após concluir seus estudos na Escola de Arte Industrial de Manhattan, ele começou a contribuir para a série Famous Funnies. Em parceria com um amigo do ensino médio, trabalhou como artista fantasma não creditado para a Timely Comics, que posteriormente se tornou a Marvel.
Sua carreira foi interrompida por alguns anos para que Romita pudesse servir ao exército. Na década de 1950, ele retornou ao ofício, trabalhando simultaneamente na Marvel e na DC, duas das maiores editoras de quadrinhos. Em 1966, ele assumiu as histórias de “O Espetacular Homem-Aranha”, função que ocupou por cinco anos e que se tornou o ápice de sua carreira. Substituindo Steve Ditko, Romita colaborou diretamente com Stan Lee na série. Em apenas um ano, a revista em quadrinhos se tornou a mais vendida da Marvel, superando o Quarteto Fantástico.
Além de introduzir Mary Jane, Romita foi responsável pela criação de personagens como o Rei do Crime e o Rhino na trama do Homem-Aranha. Ele também participou da icônica história “A Noite em que Gwen Stacy Morreu”. Em 1973, Romita tornou-se diretor de arte na Marvel, ocupando esse cargo por mais de 20 anos.
Romita foi um dos principais responsáveis pelos projetos do Wolverine, do Justiceiro e de Luke Cage, um dos primeiros super-heróis negros da Marvel. O ilustrador deixou a Marvel em 1996 para se aposentar, mas mesmo fora da empresa, continuou atuando em diversos projetos.
A partida de John Romita representa uma perda significativa para a indústria dos quadrinhos. Seu talento artístico e contribuições memoráveis ao universo Marvel deixaram uma marca indelével na história dos quadrinhos. Sua influência continuará a ser celebrada e sua arte será apreciada por fãs e admiradores ao redor do mundo.