Com melhorias significativas em eficiência e tecnologia inovadora, o UltraFan promete impulsionar as aeronaves do futuro
A Rolls-Royce, reconhecida por seus automóveis de luxo, também desempenha um papel importante na indústria da aviação. Recentemente, a empresa concluiu com sucesso os primeiros testes em solo do seu motor aeronáutico UltraFan, em suas instalações em Derby, no Reino Unido, utilizando 100% de combustível de aviação sustentável (SAF). “Testar o demonstrador é o resultado de muitos anos de trabalho”, afirmou a empresa.
Segundo a Rolls-Royce, essa é a primeira vez, em 54 anos, que a fabricante testa uma arquitetura de motor totalmente nova. O UltraFan oferece uma melhoria de eficiência de 10% em relação ao motor Trent XWB da marca, atualmente o motor aerodinâmico de grande porte mais eficiente em serviço no mundo. A curto prazo, a Rolls-Royce planeja transferir tecnologias do programa de desenvolvimento do motor para os motores Trent existentes. A longo prazo, a tecnologia escalável do UltraFan tem o potencial de impulsionar novas aeronaves de companhias aéreas previstas para a década de 2030.
Apesar de seu tamanho, o motor é leve devido ao uso de robôs de fabricação 3D de alta precisão pela empresa. A maioria das pás, com mais de 3,50 metros de diâmetro, é fabricada em composto de carbono, enquanto o titânio é utilizado para adicionar força e resiliência às bordas principais. “O demonstrador do UltraFan é um marco significativo. As tecnologias que estamos testando como parte desse programa têm o potencial de melhorar os motores atuais e futuros. Estamos testemunhando uma mudança revolucionária na eficiência dos motores. Quando combinados com combustíveis sustentáveis para aviação, os motores de turbina a gás mais eficientes serão essenciais para alcançar a meta da indústria de alcançar emissão líquida zero até 2050”, declarou Tufan Erginbilgic, CEO da Rolls-Royce.
O projeto do UltraFan está em desenvolvimento há uma década, e o conceito foi revelado publicamente em 2014. De acordo com a fabricante, a arquitetura de design do UltraFan é diferente daquela dos aproximadamente 4.200 grandes motores Rolls-Royce Civil atualmente em serviço, pois incorpora um design inovador que nenhum outro participante da indústria havia produzido antes em tal escala.