Mitos e verdades sobre os efeitos do café à saúde

Foto de Nathan Dumlao na Unsplash

 

A bebida, uma das mais consumidas no Brasil, pode ser benéfica se consumida de forma moderada, melhorando o raciocínio e o desempenho em atividades físicas, além de prevenir doenças cardiovasculares e proteger o fígado.

 

 

O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil, ficando em segundo lugar, atrás apenas da água. Ao longo dos anos, muitas informações foram associadas à bebida, gerando dúvidas sobre seus efeitos à saúde.

O café não faz mal à saúde se consumido de forma moderada. Um adulto saudável pode consumir até quatro xícaras de café coado por dia, o equivalente a no máximo 400 mg de cafeína. A cafeína, que é o principal composto do café, é um estimulante que melhora o raciocínio e o desempenho em atividades físicas, além de prevenir doenças cardiovasculares e proteger o fígado de doenças como a cirrose.

No entanto, é preciso ficar atento aos efeitos colaterais do excesso de café, como irritabilidade, insônia, dor de estômago e batimentos cardíacos irregulares. Em resumo, o café pode ser uma bebida saudável e benéfica se consumido de forma moderada e equilibrada.

 

Com informações da CNN